Entre em Contato: +55 21 2275-0240

O Muay Thai no Brasil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em 1979 começou uma nova modalidade no Brasil, o Grão Mestre Nélio Naja introduziu o Muay Thai, na época mais conhecido como Boxe Thailandês, no país. Reuniu um grupo de faixas pretas de Tae Kwon Do, entre eles os Mestres Luiz Alves, Flavio Molina (in memorian), Narany e Rudimar Fedrigo.

Em 1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai, onde tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro, no Bérro D´agua, onde hoje é academia Nobre Arte, foi um duelo entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde Rio de Janeiro foi o campeão. Ainda em 1981, o fundador e presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai. Foi no desafio Rio x Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. Em 1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro, no Clube Morisco, no bairro de Botafogo, entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã.

Em 1984 acontecia o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual, só que dessa vez foi em Curitiba, entre Rio de Janeiro e Curitiba, e a cidade campeã foi a capital paranaense.

Ainda na década de 80, começava a nascer a primeira turma de atletas do Grão Mestre Luiz Alves, eu era um deles. Em 1987 foi fundada a primeira Federação da historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves.

O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida. Em 1994 foi fundada a primeira Confederação Brasileira de Muay Thai do Brasil. A CBMT foi fundada pelo atual Presidente e Grão Mestre Luiz Alves, a qual é filiada a WMTC (World Muay Thai Conciul) da Tailândia, WMA (World Muay Thai Assossiation) da Holanda e IMTA (International Muay Thai Assossiation) da Holanda.

No período de 1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram o esporte para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes e os patrocínios para os eventos já não existiam.

Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé, procurada por praticantes de varias modalidades. Você que está começando é importante que procure um lugar regularizado para que possa aprender com um professor filiado a CBMT, onde receberá um Muay Thai de qualidade, aprovada pelo órgão máximo do esporte, mas também que se beneficie das competições, graduações e todos os benefícios de um filiado.

Mensagem final para os novos instrutores e professores, estejam sempre se reciclando para o desenvolvimento da nossa modalidade. O caminho do crescimento é incansável pelo melhoramento técnico.
Tenhamos a gratidão às nossas origens, história, Mestres, professores da nossa modalidade, sem o passado não somos o presente, precisamos respeitar e ser fiéis as nossas origens.

Em todas as colunas sempre termino com pensamentos e mensagens positivas:

“Evite ver programas violentos antes de dormir, tipo jornais, programas de tragédias, filmes de terror, falar sobre assuntos pesados. Nesse momento seu subconsciente se abre e se contagia com essas mensagens, que irão acarretar pensamentos negativos, falta de confiança própria, baixa auto-estima e possíveis doenças produzidas pelos próprios pensamentos”.

Um grande abraço a todos.

Mestre Artur Mariano

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Fechar Menu